Por onde começar

Muitos de nós, proprietários ou inquilinos de apartamentos na cidade de Luanda , queixamo-nos constantemente da falta de organização, ou mesmo limpeza no nosso prédio. Por vezes, exasperados,  decidimos pegar numa vassoura para varrer o nosso andar, ou ainda em muitos casos, a nossa porta. Desiludidos e descrentes na possibilidade de organização de um condomínio, acabamos por ceder ao existente, ao comum, ou seja, ao primitivo « cada um por si ».

Na verdade, muitas vezes temos pelo menos um vizinho, deseja, tanto como nós, viver  num espaço organizado e limpo, mas que, não sabe por onde começar. Pode ser você a colocar a primeira pedra. Mas como? O que fazer primeiro? De que maneira proceder?

Partilhamos abaixo um dos possíveis métodos (existem vários), que poderão ajudá-lo na criação do condomínio:Comece por definir os seus estatutos: A definição dos estatutos é essencial para o funcionamento do condomínio. É necessário que as normas estejam desde o início definidas e acordadas entre todos os membros do condomínio.


  1. Marcação da primeira reunião geral: Já tem o seu estatuto, está na hora de marcar a sua primeira reunião geral. Se possível fale antes com alguns vizinhos antes, tentando desde já sensibiliza-los e envolvê-los na actividade. A reunião geral não deve ser muito extensa e deve ter como ponto principal a aprovação dos Estatutos e a eleição do Presidente e Tesoureiro do edifício.
  2. Eleição do presidente e tesoureiro: Para que a eleição do presidente seja válida, será necessário que estejam presentes pelo menos 60% dos moradores do edifício.
  3. Elaboração da acta de reunião: A acta da reunião geral aonde foram eleitos os responsáveis do condomínio é essencial, e marca o “ponto de partida”.
  4. Registro do seu condomínio junto das autoridades competentes*


Parabéns! O seu condomínio está criado e pronto para começar a trabalhar e melhorar o seu edifício.

* Ainda não conseguimos encontrar o procedimento legal que permite o registro junto das autoridades competentes.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar